quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Hoje há treino

Hoje à hora de almoço vou treinar. Decidi que, para manter a motivação em alta, os treinos de séries e threshold serão todos à hora de almoço em vez de fazer à noite.

Um dos aspectos mais importantes do treino e por conseguinte de qualquer prova, é a vertente psicológica. Como em qualquer desporto, mas particularmente num desporto individual, a componente psicológica na minha opinião é correspondente a 60%-70% da performance.

O campeão olímpico dos 5000m e 10000m em Londres 2012, Mo Farah, disse que o melhor atleta não é aquele que consegue correr mais, mas sim aquele que consegue sofrer mais. Obviamente que o contexto que ele fala é diferente do meu. Ele é um atleta de alta competição, eu sou um mero mortal que gosta de correr. Mas deixa uma janela escancarada para quem quer superar-se a si próprio. Só conseguimos ultrapassar as nossas barreiras com esforço, dedicação e algum sofrimento (q.b.).

Isto para dizer que os treinos mais "pesados" serão feitos com luz do dia e sem o meu sofá por perto.

E hoje vai ser servido um treino de threshold com 10 min de warm-up e depois com 4 intervalos que irão começar com 4:50 min/km e terminarão nos 3:50 min/Km. Os intervalos serão de 8 minutos cada um. Para terminar 5 min de cool-down.

Para situar, este vai ser a sessão 3 da primeira semana do plano de treino que coloquei neste post

Sem comentários:

Enviar um comentário